Cinema

«Fantasporto» recorre a «crowdfunding» para garantir sustentabilidade

A pensar na próxima edição que se realiza em 2015, a organização do Fantasporto decidiu recorrer a uma campanha de angariação de fundos online, para garantir a sustentabilidade do evento.

Com data prevista de realização entre 27 de fevereiro e 07 de março, a 35ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, mais conhecido por Fantasporto, está a ter graves dificuldades em conseguir patrocínios diretos de empresas em Portugal, embora ainda estejam à espera da resposta por parte de algumas entidades.

Com este problema em mãos, a organização decidiu recorrer ao famoso crowdfunding, uma campanha de angariação de fundos online. Segundo o presidente Mário Dorminsky, a campanha vai decorrer entre 05 de setembro e 01 de novembro, possibilitando a quem queira contribua a oferta de várias recompensas, consoante o valor doado.

As doações podem ser feitas com uma base mínima de cinco euros e uma base máxima de cinco mil euros. Os interessados que queiram contribuir entre os cinco e os dez euros, receberão um postal do evento e ainda um lenço de pescoço, que pode ser acompanhado de um porta-chaves. Quem contribuir entre os 16 e os 18 euros, além das recompensas anteriores, receberá ainda um DVD do filme Meet The Feebles, de Peter Jackson. Quem contribuir com o valor máximo, terá direito a ser patrono do festival.

Este ano, o Fantasporto terá como tempa principal a comemoração dos 100 anos do nascimento do cineasta Orson Welles, onde será assim exibida uma cópia restaurada do filme Chapéu Alto, de 1935, no âmbito de uma retrospetiva de Fred Astaire e Ginger Rogers. Os dez filmes a concurso para o festival já foram igualmente escolhidos.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: