Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018
Quinto Canal

Exclusivo Quinto Canal: Descubra «Anamorphosis»

Anamorphosis

Esta produção esteve em grande destaque na Comic Con Portugal, que se realizou nos passados dias 14,15, 16 e 17, sendo um dos trabalhos que foi promovido no local pela Haunted House Picture Studios (HHP Studios). Estivemos à conversa com os produtores, realizador e alguns atores de Anamorphosis sobre este filme.

.

A história de Anamorphosis é focada em Harrison Stone (Mark Arnold), um professor universitário que ajuda pessoas que têm problemas menos convencionais e cujos métodos são altamente eficazes, apesar de igualmente questionáveis. Contudo, Stone é constantemente ridicularizado por outros membros da comunidade científica e céticos que desvalorizam o seu trabalho. Após sofrer uma grande tragédia no seguimento das suas tarefas, Stone retira-se e entra numa espiral emocional negativa. Um dia, um grupo de jovens estudantes, desesperados pela sua ajuda, conseguem convencê-lo a regressa à sua antiga profissão de caçador de demónios. Do elenco fazem ainda parte os atores Anabela Teixeira, John Guerrasio, Philip Rosch, Todd Boyce, Liz Mcmullen, Jon Prophet e Jay Rincon. O filme foi realizado e escrito por Ilyas Kaduji e tem como produtores Mafalda Sá e Gordon Pollock.

O Quinto Canal esteve à conversa com a atriz Anabela Teixeira, o realizador e ambos os produtores sobre Anamorphosis. A atriz destacou primeiramente o facto de o filme ser sobre um universo fantástico, em que recorreram muitas vezes ao chroma key para conseguir criar os efeitos especiais necessários.

______________________________

Para mim foi uma experiência extraordinária, com muita ação e muito verde à minha volta

______________________________

Ainda sobre este assunto, Anabela destacou as qualidades artísticas de Ilyas, especialista em efeitos visuais e que tem no seu vasto currículo produções como The League of Extraordinary GentlemenHarry Potter and the Prisoner of Azkaban, Alien vs. Predator, Harry Potter and the Goblet of Fire,  The Chronicles of Narnia: Prince CaspianAbduct.

Anabela interpreta Maria Stone, uma mulher que capta os demónios (sente a sua presença) e forma equipa com o marido Harrison, que os caça. No início das gravações o realizador brincou com os atores dizendo que as suas personagens pareciam um casal de super-heróis, uma espécie de mini Liga da Justiça, que vai aumentar com a adição de três estudantes.

.

.

Anamorphosis é totalmente falado em inglês, o que foi uma estreia para Anabela, apesar de ter sido gravado na íntegra em Portugal e grande parte da equipa técnica ser portuguesa. Ilyas reforçou que ele e Gordon são das poucas pessoas estrangeiras que estiveram no set, a par de 5/6 atores do elenco. Gordon reforçou que não se sentiu qualquer barreira linguística, uma vez que grande parte dos extras e equipa técnica foi composta por estudantes universitários que falavam inglês fluentemente: “alguns tinham melhor sotaque que nós”, brincou Gordon.

Leia também: Exclusivo Quinto Canal: Descubra Abduct Girl X, outra produção do HHP Studios

As cenas onde Anabela participa foram filmadas em Coimbra, mas as gravações estenderam-se pela zona Centro, com o objetivo de ter uma paisagem natural como fundo. O armamento vintage foi disponibilizado pelo Exército, nomeadamente a Brigada de Coimbra, que colaborou também com alguns extras para o filme. O filme aborda duas épocas distintas (Templários e anos 60) pelo que foi com a preciosa ajuda do exército que conseguiram os melhores adereços para a realização do mesmo, além de uma grande adição de extras. A par desta colaboração, Mafalda destacou também a importância do grupo Viv’Arte, um grupo de recriação histórica, chamando-lhes inclusive «o» grupo em Portugal: “em termos de stunts  eu ainda não vi melhor”. Todo o armamento deles é real e foram eles quem se encarregaram do coreografar os stunts acrobáticos com os atores e os militares e deram um importante realismo às cenas.

______________________________

Isto é uma grande família (Mafalda Sá)

______________________________

Todos os membros da equipa técnica e elenco trabalharam bastantes horas, com particular destaque para um dia em que dormiram apenas duas horas. Gordon contou que chegaram ao local por volta do meio dia e saíram apenas por volta das sete da manhã do dia seguinte. Todos os departamentos estavam concentrados nas suas tarefas e apesar do cansaço, mantiveram a boa disposição. E durante as gravações reinou sempre o espírito de entreajuda nos vários departamentos , ajudando sempre que possível quem estava com mais trabalho. “Isto para mim é o cinema independente e dá muito gozo” concluiu Mafalda. De realçar também que a banda de Jersey, Lauren Ivy and The Engine veio especialmente a Portugal tocar as 5 músicas compostas e gravar algumas cenas do filme.

Anamorphosis ainda está em fase de pós-produção e a presença do elenco na Comic Con “é uma forma de as pessoas ficarem ligadas ao filme numa altura em que ele está a ser desenvolvido e ter um feedback das pessoas” (Anabela). A distribuição será feita inicialmente em Portugal e seguirá o circuito de cinema, em termos de festivais. A estreia está prevista para o próximo ano.

PARTILHAR