Canal História estreia em exclusivo documentário «Ieti: A Lenda»

Sendo um documentário totalmente dedicado ao mito do homem das neves, o canal História estreia esta semana em exclusivo Ieti: A Lenda.

Sendo um dos mais duradouros mistérios do mundo, as histórias do ieti ou abominável homem das neves estão consolidadas no conhecido folclore himalaia há centenas de anos, apesar de ter existido nenhuma prova definitiva da sua existência. Muitas teorias foram avançadas, tais como a de que o Ieti é um homem, um animal ou simplesmente um mito, mas nunca existiu uma explicação racional por trás das especulações.

          Leia também: Crime + Investigation estreia «Robbie Coltrane: Prova Decisiva»

Para desvendar esses mitos, a partir do próximo dia 24 de fevereiro, às 22 horas, o canal História estreia o documentário Ieti: A Lenda, que segue uma equipa de geneticistas coordenada por Mark Evans enquanto analisam provas de ADN que estarão relacionadas com a criatura. A sua investigação começa num remoto vale nos Himalaias, onde ursos saqueadores já atacaram aldeões. A seguir, viaja até ao outrora proibido Reino do Mustang Superior no Nepal, junto à fronteira do Tibete selvagem. Segundo Evans, o ieti não tem que ser um mito, pode ser uma criatura hibrida de urso polar ou uma relíquia do hominídeo de Denisova, uma espécie de hominídeo que se pensava estar extinta há muito.

Primeiro Evans encontra-se com Reinhold Messner, alpinista cuja cara parece um tapete de pele de carneiro. Em uma expedição aos Himalaias, Messner teve uma experiência estranha com um bípede desconhecido que o levou a interessar-se pela mitologia do abominável homem das neves. Após muitos anos de investigação, concluiu que o que viu só podia ser um urso. Numa história de pegadas misteriosas, nazis caçadores do ieti e “hobbits” da vida real, Mark analisa as provas de nómadas, monges e montanhistas, antes de voltar com novos vestígios não testados tanto de ursos como de “ietis”.

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *